Mude...

Mude,
Mude Sempre!
Não importa a velocidade, o que importa é o sentido....
Busque o Novo todo dia,
O novo jeito, o novo gosto, o novo sentimento...
Tente,
Procure razões para ser feliz,
Motivos...
Se não os encontrar, não desista...
Invente-as!
A vida é muito pouco pra ser desperdiçada com nada!
Seja Feliz Sempre!

Buscando...

domingo, março 29, 2009

O Engenheiro Agrícola Na Indústria de Maquinas Agrícolas

O Início: Ford E Ferguson, Um Casamento em Prol Da Engenharia

Em 1920, Henry Ford, filho de agricultores, já produzia tratores dentro dos padrões da época, mas em campo eles não apresentavam desempenhos satisfatórios. A solução apareceu quando Harry Ferguson desenvolveu um dispositivo capaz de fazer um trator leve e de baixa potência ser mais eficiente que um trator pesado e de alta potência. Nascia assim o engate de três pontos. A união de idéias e ideais, entre Ford e Ferguson, representou o marco inicial da popularização da moto mecanização da agricultura e constitui um bom exemplo de como o trabalho de um Engenheiro Agrícola pode e deve somar-se à atividade de produção de máquinas.

* Afinal, Quem é o Engenheiro Agrícola?

O engenheiro agrícola é o profissional que busca solucionar problemas que afetam o desenvolvimento do agronegócio, fornecendo soluções de engenharia necessárias ao aumento de produtividade, diminuição de custos, a preservação e a conservação dos recursos naturais envolvidos. A engenharia agrícola é responsável por todas as atividades que envolvem partes estratégicas, de projetos, de racionalização e sustentabilidade da atividade produtiva rural e agroindustrial.

A Indústria De Máquinas Agrícolas No Brasil

O processo de mecanização agrícola deu-se em grande parte devido ao êxodo rural. Um numero cada vez menor de agricultores precisavam alimentar um numero cada vez maior de pessoas. Sendo assim, seria preciso inúmeros “braços” para produzir a medida da demanda, aí entra a mecanização. Uma jornada de 10 horas na enxada pode ser feita em poucos segundos com um trator. Um dos desafios para a Engenharia Agrícola Brasileira é desenvolver soluções próprias, uma vez que as maquinas e os conhecimentos técnicos foram desenvolvidos nos paises do Hemisfério Norte. O parque industrial brasileiro é composto por 400 indústrias, sendo a sua maioria de pequeno e médio porte, produzindo principalmente insumos. As grandes empresas são responsáveis pela produção de tratores e máquinas automotivas. A recuperação do agronegócio brasileiro está influenciando positivamente na indústria de máquinas agrícolas. O setor apresenta crescimento significativo na produção e nas vendas. A produção de máquinas agrícolas cresceu 33% em um ano. No primeiro trimestre do ano foram produzidas 19 mil máquinas agrícolas, as vendas também aumentaram, cerca de 54,6%. Alguns trabalhos realizados no Brasil na área de maquinaria agrícola objetivam levantar informações e gerar indicadores, de forma a auxiliar e facilitar a análise de tecnologia dos produtos, pelos usuários. Como resultado de uma destas pesquisas foi editado o livro Máquinas e Implementos Agrícolas do Brasil. O Brasil é um dos países que apresenta maior oportunidade e possibilidade de crescimento no seguimento agrícola, em função da demanda mundial por alimentos e pela disponibilidade de área e capacitação técnica que o país hoje atingiu. Os setores de pré-processamento e armazenamento de produtos agrícolas possuem boas oportunidades. Aumenta também a procura por profissionais autônomos que atuem como consultores, orientando o produtor na compra e na manutenção de equipamentos.

O Engenheiro Agrícola Na Indústria De Maquinas Agrícolas

A indústria de maquinas agrícolas oferece boas oportunidades para os engenheiros agrícolas brasileiros, o conteúdo de trabalho desenvolvido pelo profissional, depende do tamanho da empresa e no setor em que esta inserida.

Na Grande Empresa

Nas grandes empresas, como fabrica de tratores e colhedoras, o engenheiro agrícola deve se destacar por conhecer o produto como um todo. O profissional deve também desenvolver projetos de maquinas de forma satisfatória em campo. Na fase de elaboração do projeto cabe ao engenheiro resolver as características técnicas e operacionais do modelo em questão, uma vez definido o projeto conceitual do produto, ele é encaminhado para outros setores onde ocorrerá o detalhamento e a manufatura. Na grande empresa o engenheiro também, encontra colocação em áreas em que se faz necessário o bom conhecimento do produto e suas aplicações, realizando teste de campo e laboratório, e na área de pós-venda, prestando serviços de assistência técnica e treinamento. Há boas oportunidades nos setores agropecuário e agroindustrial, para trabalhar em pesquisa, geração e desenvolvimento de sistemas de produção e seus componentes tecnológicos. Na grande empresa o engenheiro além de maquinas, pode também, trabalhar em projetos de eletrificação rural.

Nas Pequenas e Medias Empresas

Nas pequenas empresas o engenheiro deve-se destacar nas mais diversas fases do processo industrial. Como parte da sua formação, e por serem equipes pouco numerosas, em empresas de pequeno porte o engenheiro tem a possibilidade de acompanhar seu projeto em praticamente todas as fases, sendo assim o “pai” do produto final. Nessas empresas o engenheiro é chamado a resolver questões que não se limita ao projeto conceitual, estendendo sua atuação ao detalhamento mecânico entre outros. Em algumas empresas e possível encontrar engenheiros agrícolas gerenciando a produção da indústria, muitas vezes por este ser o único profissional disponível.

Curiosidade

A prática da agricultura tem mais de 10 mil anos e é por causa dela que a humanidade chegou aonde chegou. Ao deixar de ser apenas coletor e caçador e passar a produzir seu próprio alimento, o ser humano deu seu mais importante passo sobre a face da Terra. As Cênicas do Solo foram organizadas há apenas 200 anos, com a atribuição de estudar cientificamente a agricultura e também abastecer uma sociedade cada vez mais urbanizada. Um saber agrícola acumulado pela experiência vai se transformando em conhecimento científico - é o engenheiramento do mundo natural

Nenhum comentário:

Postar um comentário